11 de julho de 2015

ABC da Poupança, de Ana R. Bravo - opinião


Este livro veio parar cá a casa em jeito de brincadeira de amigos nossos, como prenda de aniversário para o meu mais que tudo, já que ele é, por norma, bastante poupado...mais que eu sem sombra de dúvida! 

Na realidade poupar tem sido uma constante na maioria das casas portuguesas, e a nossa não é exceção. Por isso, acabou por ser uma ótima prenda, pois dicas de poupança, para dentro e fora de casa, nunca são de mais.



O livro está dividido por temas (compras do dia a dia, energia, tarefas domésticas, diversão e lazer, crianças, Natal etc.), em que a autora dá dicas de poupança sobre esses temas.

Na minha opinião, a maioria das dicas já são conhecidas, ou já ouvimos dizer/falar...não será nada desconhecido para quem já fez e faz por poupar. Penso que é um livro mais indicado para quem não faz a mínima ideia por onde começar a poupar, e não tenha noções de economia doméstica. Nesse caso, será uma grande ajuda.
 
 
As dicas de poupança são compiladas por temas, mas algumas já conhecíamos ou usamos até, outras já tínhamos ideia ou ouvimos falar mas já nem nos lembrávamos...mas é claro que nem todas as dicas são adequadas ao nosso caso, por isso nem todas as dicas são as indicadas para nós.

A parte positiva, é que nos faz pensar um pouco e tirar algumas ideias a utilizar, mas tal como a autora indica: "Este livro não o vai ajudar a ficar rico. Mas pode ajudá-lo a recuperar  a sua saúde financeira....".
 
A ideia base que tirei do livro foi a anotar os meus gastos e compará-los de mês a mês e a planear o mais possível os gastos para não fugirmos muito a eles....e eu tenho tentado (mas é difícil).

Beijinhos****



 


Sem comentários:

Enviar um comentário